Na música ''Eremita moderno'' da banda Forfun, diz:
''Suponhamos que eu jogue uma pedra num rio
E essa pedra assuste um peixe que aí saia saindo
Quanto à ordem natural e ao que chamamos destino
Estaria participando ou estaria interferindo?''
Acredito que não haja destino, diferente de coincidências, quando algo ocorre sem predestinações sendo apenas o acaso agindo, o destino, caso existisse, valeria para todos os seres vivos, sem exceções. E como crer em algo incerto? Você poderia não ter nascido, poderia não ser quem você é agora, poderia assim como eu não acreditar que surgimos no mundo com algo predestinado. Você também deve ter pensado na relatividade de haver ou não destino, e talvez seja mais fácil para pessoas céticas como eu questionar tais existências. Não é necessário crer em um ser divino para acreditar em destino, e muitas pessoas assim como Nelson Rodrigues acreditam que ''Deus está nas coincidências'', não necessariamente destino e sim o acaso. E se destino estiver diretamente relacionado à Deus, então por que há certos destinos infelizes para com algumas pessoas e animais, por que não há finais felizes para todos? Por mais que esse não seja o ponto, serve para as pessoas crentes em destino e Deus, para que possam questionar também.
Podemos dizer que há certas coisas que estão de fato predestinadas de tal forma, por se conhecer a origem de tal, ou seja, a ordem natural dos seres vivos, mas nada impede mudar o curso natural de qualquer ser, por mais que saibamos o que normalmente comem e fazem, mudanças ocorrem o tempo todo e podem tanto serem causadas por nós, ou pela própria terra.
Algo relevante diante essas questões é o inegável fato de haver um ''efeito borboleta'' nas decisões que tomamos na vida, que diferente do destino, o que você faz hoje abre mais futuramente um leque de possibilidades, que dependem totalmente das suas escolhas. É também uma questão de ''colher o que plantamos'', o que se faz hoje, decidimos hoje, da uma base para o futuro. Albert Einstein disse '' Temos o destino que merecemos, o nosso destino está de acordo com os nossos méritos''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário